19 de dezembro de 2012

Sorbet de Pêssegos para um Natal de calor...

É tempo de pêssegos! Eles estão lindos e super saborosos. 

Outro dia fui ao mercado e voltei com uma caixa cheia deles, mesmo sem saber ao certo o que faria. Na verdade, de início, confesso que não me ocorreu usá-los em nenhuma receita, mas simplesmente comê-los, o que não seria nenhum sacrifício, adoro! Porém, logo me lembrei de uma receita de sorbet que gostaria de testar. A receita leva pêssegos em calda (aquele de lata, sabe?). Nada contra praticidade, mas prefiro fazer meu próprio doce de pêssegos...coisa minha. Se você preferir usar o em lata, fique à vontade.

O sorbet ficou perfeito, leve e super refrescante! Deixo como sugestão de sobremesa para as festas de final de ano....tempo de calor e muita comilança. Acho uma excelente opção para finalizar a refeição.

Aproveito para desejar um lindo Natal e um Ano Novo cheio de realizações e muitas aventuras para todos vocês!!!!!


RECEITA
Sorbet de Pêssegos

Ingredientes:
600g de pêssegos (somente a fruta) – em calda ou feito em casa conforme receita abaixo
150ml da calda do pêssego
1 colher (sopa) de açúcar
60g de glucose

Doce de Pêssego:
8 pêssegos frescos sem a pele
1 xícara de açúcar
Água suficiente para cobrir os pêssegos


Preparo:
Doce de Pêssegos
Cozinhe os pêssegos na água e açúcar até que estejam bem macios. Deixe esfriar e guarde na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro. (não jogue a calda, pois será utilizada para a preparação do sorbet)

Sorbet
Retire as sementes dos pêssegos e passe a fruta em um processador de alimentos até virar um purê. Reserve.
Faça uma calda usando 150ml da calda que cozinhou o pêssego, mais a colher de açúcar e a glucose. Leve ao fogo até atingir a temperatura de 115°C (é preciso usar um termômetro aqui). Quando a calda atingir a temperatura, retire do fogo, deixe amornar e depois bata com os pêssegos. Leve ao freezer para endurecer um pouco e bate a mistura na batedeira por 3 vezes com intervalo de mais ou menos 1 hora cada. Este processo é necessário para quebrar os cristais de gelo e deixar o sorbet bem macio.

Eu moldei o sorbet com a ajuda de 2 colheres de sopa, mas eles podem ser servidos em formato de bolas de sorvete.


Um comentário:

  1. Que pêssegos lindos! Quando compro frutas assim, fico no maior dilema, com "pena" de usar, haha. Mas foi um bom uso...quer dizer, certeza mesmo só dando uma provadinha (que calor aqui!).
    Querida Tania, quero desejar um Natal lindo para você e sua família, que você possa passar a data com muita alegria, e com coisas gostosas e refrescantes como essa receita :) Que 2013 seja um ano maravilhoso! Beijo!

    ResponderExcluir