13 de janeiro de 2012

Salmão com molho de limão siciliano e cebolas roxas



Eu adoro peixe, mas confesso que como menos do que gostaria ou deveria. Não sei nem por quê. Além de ser mega saudável, peixe é uma carne que cozinha rapidamente e é muito versátil. Você pode fazer um mesmo peixe de inúmeras maneiras e sempre terá um prato diferente. 

Sendo assim, acabo de incluir na minha lista de “promessas” de 2012 mais um item: comer mais peixe!!

E não será apenas uma promessa, pois o ano mal começou e já saiu aqui da cozinha um delicioso salmão. A receita é minha mesmo, daquelas inventadas com o que está disponível em casa no momento, e na minha geladeira tinha limão, manteiga e cebolas roxas. Achei que seria uma combinação perfeita...e foi mesmo!




RECEITA
Salmão com Molho de Limão Siciliano e Cebolas Roxas

Ingredientes:
6 filés ou postas de salmão
1 limão siciliano
2 cebolas roxas em fatias finas
50g de manteiga
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Folhas de orégano fresco

Preparo:
Pré-aqueçer o forno a 180°C.
Lavar os filés em água corrente e secar com papel toalha. Temperar com sal, pimenta do reino e as raspas do limão siciliano.
Fritar as cebolas no azeite e quando estiverem amolecidas e transparentes, juntar o suco do limão, a manteiga e as folhas de orégano fresco. Misturar até a manteiga derreter. Temperar com sal e pimenta a gosto.
Em um recipiente que possa ir ao forno, fazer uma camada do refogado de cebolas. Coloque por cima os filés de salmão (se estiverem com a pele deixe-as para cima.). Regar com azeite.
Levar ao forno coberto com papel alumínio por aproximadamente 20 minutos ou até os filés ficarem cozidos. Retire a pele antes de servir. Basta puxar. Ela sai com facilidade.



10 comentários:

  1. Salmão com limão, ou lima, é uma excelente combinação pois como o peixe é bastante gordo a acidez do fruta ajuda a torná-lo menos enjoativo. Espero que consiga cumprir a promessa :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Ondina!
    A combinação da acidez do limão e o adocicado da cebola deixou o peixe bem equilibrado e saboroso.
    Por enquanto estou firme na promessa :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Tania, faço minhas suas palavras: gosto de peixe, mas não como muito, não sei o motivo, rs. Até já escrevi no blog sobre isso. Seu salmão ficou com uma cara linda, aceitaria de bom grado para o almoço! Rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ TÂNIA!
    HUMMMMMM...DELÍCIA DE PRATO, SALMÃO É UM PEIXE QUE NÃO DISPENSO!

    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BJS,
    ANDRÉA

    ResponderExcluir
  5. Adoro peixe! Adoro salmão! Adoro limão siciliano!! hmmmm! Que delícia!
    E ainda tenho sorte de comer bastante peixe, por tradição japonesa! hehehehe
    Adorei a receita!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tania =) também ando nessa vibe de comer mais peixe em 2012...sou apaixonada por salmão. Esse seu deve ficar uma delícia, o limão siciliano dá um aroma e sabor incríveis, não é mesmo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana, aproveite o começo de ano e faça uma promessa junto comigo..rs :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  8. Oi Andréa, eu tbém adoro salmão! Essa receita ficou ótima..com um leve sabor do limão :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  9. Oi Aya, você que está certa de comer bastante peixe, mas estou firme na minha promessa de 2012 :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  10. Oi Sara....tomara que não seja só promessa de ano novo né? Vamos ser firmes porque peixe é vida! hahaha...
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir