23 de novembro de 2011

Muffim Floresta Negra



Sabe quando bate aquela vontade louca de comer alguma coisa??????? Isso acontece com frequência comigo, (rsrsrs) mas nem sempre eu tenho tempo, disposição ou ingredientes disponíveis para satisfazer os meus desejos malucos por comida!

Outro dia, a vontade era de comer Bolo Floresta Negra. A combinação chocolate+cereja+chantilly não saía da minha cabeça. Ao mesmo tempo, não queria fazer um bolo grande, pois como eu conheço bem o meu “auto-controle”, eu comeria o bolo inteiro em 2 dias!! Não...não era o caso. Uma fatia e já ficaria feliz.

Então, decidi fazer uma versão menor e mais rápida em formato de muffim. Assei a massa de chocolate em forminhas individuais, cobri com uma ganache de chocolate e dei o toque “floresta negra” com a decoração de chantilly e cereja. E posso dizer que a minha versão simplificada me deixou bem feliz no momento....ou até o próximo desejo pelo menos....J



RECEITA
Muffim Floresta Negra
A receita da massa é do livro “Cupcakes – Ed Larousse” (Cupcake de Brigadeiro), mas você pode usar qualquer receita de bolo de chocolate de sua preferência.

Ingredientes:
Fiz metade da receita de massa abaixo – Rendimento 6 muffins

Massa
100g de farinha de trigo
20g de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
100g de açúcar
2 ovos
90g de manteiga sem sal derretida
90ml de leite integral
60g de chocolate meio-amargo picado

Ganache
100ml de creme de leite fresco
100g de chocolate meio-amargo

Chantilly
70ml de creme de leite fresco (gelado)
1 colher (sopa) de açúcar refinado

Preparo:
Massa
Pré aqueça o forno a 180°C.
Misture a farinha, o cacau em pó e o fermento. Reserve
Em outro recipiente, misture o açúcar, os ovos, a manteiga derretida e o leite.
Junte as duas misturas e mexa até a massa ficar homogênea. Acrescente o chocolate picado e mexa.
Divida a massa em forminhas e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até o teste do palito sair limpo.

Ganache
Pique o chocolate finamente.
Ferva o creme de leite e junte ao chocolate picado. Mexa até a mistura ficar homogênea.

Chantilly
Na batedeira, bater o creme de leite com o açúcar até a consistência de chantilly (cuidado para não passar do ponto, pois o chantilly pode virar manteiga!).
Coloque no saco de confeitar  e reserve - usei bico pitanga médio

Montagem
Mergulhe a parte de cima dos bolinhos na ganache (ou se preferir utilize uma espátula).
Decore com o chantilly e coloque uma cereja.
Coloquei umas raspinhas de chocolate em cima (opcional)

9 comentários:

  1. MENINA,
    QUE COISA MAIS LINDA, ME DEU ÁGUA NA BOCA!!
    CADA VEZ QUE VENHO AQUI FICO DE BOCA ABETA COM SUAS RECEITAS!
    BJS........

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréa!!!
    Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre aqui na minha cozinha :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Que deliciaaaa!
    Adoro floresta negra!
    Coloquei um link teu la no meu blog, ok? :)

    ResponderExcluir
  4. Que chic e gostoso, Tânia.Adorei!
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Fiquei super fã de seu blog, só tem receitas lindas, de qualidade e com fotos de dar água na boca.

    Parabéns por esse lindo trabalho.

    Esse muffins de Floresta Negra esta maravilhoso

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tânia...o teu blog está - como diria a minha avó - um "colosso"...lindo, lindo...adorei estes Muffins! Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Liitclub, Lylia, Daniel e Ana Paula - obrigada pelos comentários fofos de vcs!!! Me deixa muito feliz!
    São todos muito bem-vindos aqui ;)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  8. Tania lindos muffins !!!Hummm que capricho e imagino o sabor deles!! Ai que deliciaaaaaaaaaaaa! ;) Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Tereza!!! O sabor estava di-vi-no!!!!!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir