4 de setembro de 2011

Bolo de Grenoble com Nozes



Como uma boa geminiana, sou uma pessoa bastante indecisa. É sempre um dilema ter que decidir, desde as coisas mais banais do dia a dia até as mais “complexas”.
Neste caso, vocês podem imaginar quantos neurônios eu queimei para escolher a primeira receita a ser postada neste blog!!! Tinha que ser uma receita com algum significado para mim, e gostosa também, é claro! Depois de muito pensar e testar, consegui reunir tudo o que eu gostaria no Bolo de Grenoble com Nozes.

Motivos:

- A receita é francesa, e eu tenho um caso de amor com a França! (Aliás, Grenoble é uma linda cidade francesa na região do Rhône-Alpes.)
- È de um livro que não é qualquer livro para mim. É o livro mais querido entre todos da minha estante de culinária, e olha que tenho muitos! E foi através dele que iniciei a minha paixão pelos livros.
- Ganhei este livro de presente de Natal do meu marido no nosso primeiro Natal juntos, quando ainda éramos namorados.
- O bolo é delicioso, aparentemente simples, mas de um sabor intenso e marcante!


Enfim, não poderia ter receita melhor para começar.
Espero que gostem...


RECEITA
Bolo de Grenoble com Nozes
Receita adaptada do livro: "O mais belo livro da Cozinha da França" (Editora Verbo)


Ingredientes: (*)
300 g de manteiga sem sal
250g de nozes moídas
6 ovos, com claras e gemas separadas
200g de açúcar refinado
3 colheres de sopa de rum
1 colher de chá de extrato de café (ou 1 colher de chá de café instantâneo dissolvido em 1 colher de chá e água) – usei o café instantâneo
90g de farinha de rosca
(*) Fiz ½ receita. Rendeu um bolo pequeno.

Calda de caramelo:
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
½ colher de chá de suco de limão
Nozes para decorar

Preparo:
Forno pré-aquecido a 200°C.
Unte com manteiga uma forma redonda com furo no meio de 22 cm.
Derreta a manteiga e deixe esfriar. Enquanto isso, misture as gemas com o açúcar e bata na batedeira até a mistura ficar esbranquiçada (aproximadamente 10 minutos). Incorpore a manteiga derretida, o rum, o extrato de café e misture bem. Em seguida junte as nozes e a farinha de rosca.
Bata as claras em neve juntando o açúcar aos poucos. Quando estiverem firmes e brilhantes, incorpore-as cuidadosamente à mistura de nozes. Misture bem até a massa ficar homogênea. Coloque na forma e leve para assar por aproximadamente 35 minutos ou até que fique dourada e o teste do palito saia limpo.
Caramelo:
Faça o caramelo apenas quando o bolo estiver pronto. Misture os ingredientes e leve ao fogo até formar um caramelo escuro.
Desenforme o bolo e decore com o caramelo e as nozes.



4 comentários:

  1. Que delícia!!! Quer fazer um desses lá em casa? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lá, claro que faço!!!!! Bjos :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ta muito bonito seu blog e as fotos é de dar água na boca.
    Muito sucessu pra você. Beijos
    Denilda

    ResponderExcluir
  4. Denilda, obrigada!! Legal que vc gostou! Venha sempre ver as novidades :-)
    Bjos

    ResponderExcluir